sábado, 14 de julho de 2012

Inicio do sekijoju das serissas.

Olá!
Conforme postado aqui no blog alguns dias atrás, havíamos deixados duas pedras de "molho"  em água e água sanitária por alguns dias para realizar uma técnica chamada Sekijoju (são as raízes do exemplar expostas sobre a pedra), e hoje aproveitamos o sabadão e fomos na Floricultura Maria Rosa mais uma vez (muito bom o lugar). Lá compramos um exemplar de serissa (Serissa foetida variegata) e olha só: ganhamos um outro exemplar de presente!
Muito obrigado Rosângela!



Esse exemplar acima foi o que compramos, e o de baixo foi presente de nossa amiga.




Colocamos as pedras que seriam usadas em cada exemplar ao lado delas para vocês terem uma ideia do tamanho.
A 1ª coisa que fizemos foi retirar os exemplares dos vasos onde estavam fotos do processo: limpamos e lavamos as raízes e deixamos elas de molho na água com vitamina b1.Como não temos asfagno utilizamos xaxim de casca de coco.


Preparo do substrato de palha de coco com vitamina b1.



A 1ª serissa que preparamos,na sequencia : desenvase, limpeza dass raízes e raízes lavadas.










O 2° exemplar sendo preparado: desenvase, limpeza e as raízes também lavadas.






Depois de prepararmos as serissas, deixamos elas por um tempo submersas na vitamina b1, é chegada a hora de realizar o trabalho de posicionamento da árvore sobre a pedra.Abaixo posicionamos a serissa na pedra.



Após posicionada corretamente , colocamos o substrato com enraizador (vitamina b1) e envolvemos tudo em plastico filme (desses usados em cozinha mesmo, ok?).




Reparem que o plástico é colocado somente na parte de cima das raízes e da pedra. As raízes mais finas e poucas um pouco mais grossas ainda saem pela parte de baixo do envólucro. Pra que isso? Simples.
Pra quando enterrarmos tudo no vaso  as raízes que estão na parte de baixo do plástico irão continuar crescendo buscando nutrientes, se  desenvolvendo  e assim as raízes que estão presas dentro do plástico filme também continuam crescendo, mas ficam firmes na pedra! Bom, na teoria é isso, nunca fizemos, é a 1ª vez que fazemos este procedimento.Mas vai dar tudo certo sim. Não tem porque dar errado. E abaixo está como a serissa ficou depois de posicionada já no vaso para desenvolver-se melhor.



O substrato usado no vaso para colocar a pedra e a serissa foi uma mistura de 50% areia grossa e 50% terra vegetal. Usamos essa mistura para as raízes se desenvolrem melhor.


                                                

E abaixo o mesmo procedimento sendo feito na serissa que ganhamos de presente da Rosângela, da Floricultura Maria Rosa.



Observem as raízes deixadas abaixo do plástico filme.E abaixo as serissas como elas ficaram!




A serissa de presente da Rosângela e a outra serissa.




Depois de feito todo estes procedimentos, regamos em abundância e depois que a água foi absorvida pela areia, colocamos o restante da vitamina b1.
Agora iremos esperar por um ano antes do transplante de vaso. Lemos na revista   " Como cultivar bonsai" n°07 que esse é o tempo que deve ser deixado para a planta desenvolver as raízes, mas vamos dar uma pesquisada no site "Atelier do Bonsai" (ainda bem que existe o fórum do site, sem puxação de saco, mas quem gosta da arte deve conferir), e ver quanto tempo é necessária a permanência do conjunto.

E é isso aí!
Esperamos que tenham gostado! O ensinamento é simples porque o procedimento também é simples. Não é dificil, mas exige um pouco de cuidado na hora de colocar o plástico filme para o substrato com o enraizador não ficar caindo.


Até mais! 

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu Ricardo!

    Esperamos que de certo!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, vocês teriam alguma foto atual das duas??? Att. Jefferson

    ResponderExcluir